
Candidato a Presidente: Miguel Ricou
Miguel Ricou é Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, Mestre em Bioética pela Universidade do Porto e Licenciado em Psicologia Clínica pelo ISCN–N em 1997.
Trabalhou como Psicólogo Clínico nos Cuidados de Saúde Primários durante cerca de 14 anos.
Presidente do Conselho Jurisdicional da OPP (2010-14) e Presidente da Comissão de Ética da OPP (2015-20).
É Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina do Porto e na Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Tem dedicado boa parte do seu tempo de investigação à organização e promoção da psicologia e da intervenção psicológica.
Candidata a Secretária: Gabriela Moita
Licenciada em Psicologia e Doutorada em Ciências Biomédicas pela UP. Psicodramatista e Sexologista. Psicologia Clínica.
Investigadora e ativista na área do género, em particular LGBTI, pertencendo ao Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social (CLISSIS). Foi docente na ESSE, do IPP (1989-2003) e no ISSSP (2003-2017).
Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) (2013-2015 ). Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) (2011-2013). Co-President of Federation of European Psychodrama Training Associations (FEPTO) (2011-2013). Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama (2008-2012). Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Psicodrama (2012 - 2016). Chair of the Research Committee of Federation of European Psychodrama Training (FEPTO) (2008-2010). Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (2007). Membro da Direção Nacional da Associação para o Planeamento da Família (2003-2006). Presidente da Direção da Delegação Regional do Porto da Associação para o Planeamento da Família (1996-1999).
Tem participado em vários programas televisivos, em Portugal e no Brasil.


Candidata a Vogal: Margarida Sobral
Licenciada em Psicologia pela FPCE-UP. Mestre em Psicologia pela FPCE-UC.
Doutorada em Gerontologia e Geriatria (ICBAS-UP e UA). Grau de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicogerontologia, Neuropsicologia e Psicoterapia reconhecido pela OPP.
Psicóloga Clínica, Assessora da Carreira Técnica Superior de Saúde, no Serviço de Psicogeriatria, Hospital de Magalhães Lemos.
Investigadora integrada no AgeingC, do CINTESIS.
Formadora na área do envelhecimento e da psicogeriatria.
Candidato a Vogal: Fernando Mendes
Psicólogo Clínico. Investigador. Coordenador técnico da Comunidade Terapêutica Arco-Iris, do DICAD, da ARS Centro.
Membro fundador do b IREFREA Portugal.
Responsável pela implementação de programas Escolares (Tu Decides) e formação para profissionais de contextos noturnos (Manual).
Autor e co-autor de várias publicações.
Participação em diversas redes nacionais e internacionais de investigação e prevenção.


Candidata a Vogal: Celina Manita
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Gabinete de Estudos e Atendimento a Agressores e Vítimas. Seduções, aversões, resistências e convergências.
Trajectórias e desafios sociais, científicos e éticos dos psicólogos que intervêm nas áreas judiciais e criminais.
Candidata a Suplente: Catarina Vaz Velho
Técnica Superior de Saúde do ramo de Psicologia Clínica, tendo exercido funções no Hospital Garcia de Orta entre 1995 e 2003. Professora auxiliar do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, desde 2003.
Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Psicoterapia pela OPP. Doutoramento em Psicologia Clínica, Mestrado em Psicologia Cognitiva, Licenciatura em Psicologia no Ramo de Psicoterapia e Aconselhamento, na Universidade de Lisboa.
Membro da Society for the Exploration of Psychotherapy Integration e da ONG Médicos do Mundo - Portugal.
Chefe de Missão da AMI, em Timor Leste em 2001.


Candidato a Suplente: Fernando Barbosa
Fernando Barbosa nasceu em Gondomar em 1969. Doutorou-se em Ciências Biomédicas, ramo de neurociências, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Fernando Barbosa é docente dos cursos de mestrado e doutoramento em Ciências Forenses dessa Universidade e colabora no mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental e no Curso Superior de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Investigador do Laboratório de Psicofisiologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, do Centro de Ciências do Comportamento Desviante, do Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde e do Centro de Apoio ao estudo do Cérebro da mesma Faculdade, o cientista é membro fundador da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental e membro da Sociedade Portuguesa de Criminologia.
Candidato a Presidente: Jaime Ferreira da Silva
Licenciatura e Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações com Especialidade Avançada em Coaching Psicológico, coordena desde 2019 o Grupo de Missão OPP para o Coaching Psicológico.
Experiência de mais de 3 décadas como Consultor em organizações multinacionais e nacionais nos domínios da Formação, Recrutamento e Selecção, Avaliação e Desenvolvimento de Talento, Coaching de Líderes e Executivos. Integra a equipa de coordenação e docência da Pós-Graduação em Coaching Psicológico na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.


Candidata a Secretária: Ivone Almeida
Licenciada em Psicologia. Terapeuta Familiar e Sistémica, pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar.
Formadora de psicólogos jovens licenciados (pré-bolonha), educadores de infância e professores do ensino básico ao longo de vários anos e docente externa convidada das Escolas de Enfermagem Porto-Vila Real.
Desde 2005 desenvolve a sua atividade profissional na área do Acolhimento Residencial e desde 2011 exerce funções de Direção Técnica. Foi orientadora de estágios de Psicologia.
Co-fundadora do primeiro grupo de Psicólogos do Acolhimento Residencial, tendo participado e desenvolvido grupos de intervisão, e organizado encontros regionais e nacionais.
Foi colaboradora ao longo de vários anos, do Centro de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança da FPCE-UP. Doutoranda do Programa Doutoral de Psicologia da FPCE-UP.
É Membro do Conselho de Especialidade de Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Candidato a Vogal: Gaspar Ferreira
Licenciado em Psicologia na FPCEUP. Psicólogo especialista na área da Psicologia Social, Trabalho e Organizações.
É Especialista Avançado em Psicologia do Desporto. Trabalhou como Psicólogo no Exército Português. Foi Psicólogo no Futebol Clube do Porto. Foi responsável de Departamento RH e de Formação no setor privado.
É consultor e formador na área comportamental e Riscos Psicossociais.
Coordena e leciona no Ensino Superior na área dos RH e Coaching Psicológico. É membro da Direção da DRN da OPP.


Candidata a Vogal: Gabriela Longo
Licenciada e Mestre em Intervenção Psicológica e Desenvolvimento Humano pela Universidade do Porto.
É membro efetivo da OPP, especialista em Psicologia Social e Comunitária, Psicologia da Educação e Psicoterapia.
Entre 2002 e 2017 desenvolveu a sua atividade profissional na coordenação de projetos, em contextos educativos e comunitários, com especial enfoque na área da infância e da juventude. Desde 2017 a sua prática profissional divide-se principalmente entre o contexto escolar e clínico.
Candidato a Vogal: João Lança dos Reis
Licenciado em Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, com Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária e Psicologia da Justiça pelo Colégio de Especialidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Em 2002 iniciou a sua atividade profissional na Santa Casa da Misericórdia de período compreendido entre 2010 e 2016. Após curta passagem por uma Equipa Técnica de Apoio à Ação Social, fez parte da Equipa do Projeto CARE responsável por repensar e proceder à reconfiguração do modelo de acolhimento residencial das Casas de Acolhimento da SCML.
É atualmente, e desde janeiro de 2020, Diretor de uma Casa de Acolhimento.


Candidata a Suplente: Liliana Dias
Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da UL, detém dupla especialidade em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Psicologia da Saúde Ocupacional.
Desenvolve a sua atividade profissional como Psicóloga há 17 anos apoiando organizações a reforçar as suas políticas, processos e sistemas de gestão de pessoas, particularmente na gestão da saúde organizacional e promoção de saúde mental em contexto laboral.
Candidata a Suplente: Susana Gouveia
Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária. Docente em 4 Pós Graduações relacionadas com missões e ajuda humanitária, intervenção psicossocial em crise.
Licenciatura Psicologia (Coimbra). Pós graduação Gestão de Empresas - Marketing (Évora). Mestrado Gestão, especialização em Recursos Humanos (Évora).
Cruz Vermelha Portuguesa (16 anos). Associação Médicos do Mundo Portugal (1 ano);
European Anti Poverty Network – Portugal (presente).


Candidata a Presidente: Marisa Simões Carvalho
Concluiu licenciatura em Psicologia na Universidade do Porto, mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia Vocacional na Universidade do Minho e doutoramento em Ciências de Educação na Universidade Católica Portuguesa.
Membro da Assembleia de Representantes da OPP (2016-20).
É, atualmente, Professora Auxiliar convidada na Universidade Católica Portuguesa, dedicando-se à docência e investigação em Educação e Psicologia.
Exerceu funções de psicóloga escolar em agrupamentos de escolas.
Especialista em Psicologia da Educação, com Especialidades Avançadas em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira, Necessidades Educativas Especiais, e Psicologia Comunitária.
Candidato a Secretário: Luís Tavares
Licenciado em Psicologia pelo ISPA-IU, é membro especialista em Psicologia da Educação com especialidade avançada em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.
Psicólogo em contexto escolar desde 2008, atualmente exerce funções no Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no qual é membro permanente da EMAEI e Orientador do Ano Profissional Júnior (OPP).
Membro da Rede de Psicólogos da Frente Ribeirinha, um grupo de intervisão, do qual foi coordenador no ano letivo de 2017/2018.


Candidata a Vogal: Sofia Mendes
Doutorada em Psicologia, na área científica Educação e Desenvolvimento, pela FPCE-UP.
Os seus interesses de investigação versam a prática profissional da psicologia escolar e o seu trabalho encontra-se publicado em revistas nacionais e internacionais.
É psicóloga escolar, membro do Conselho de Especialidades de Psicologia da Educação (2016-20), autora do curso Consultoria em Contexto Escolar, no âmbito do Programa Valorizar.me da OPP, e autora do livro a Prática Profissional da Psicologia Escolar, editado pela OPP.
Especialista em Psicologia da Educação, com Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais.
Candidata a Vogal: Cláudia Gaspar
Licenciada em Psicologia da Educação em 2006 e Mestrado na mesma área em 2014.
Pós-graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar e em Neuropsicologia Pediátrica. Iniciou o percurso profissional no âmbito dos SPO, tendo depois enveredado pela área da Educação e Formação de Adultos.
Passou também pela área da Intervenção Comunitária e desde 2014 que exerce funções na área em contexto escolar, com especial enfoque nas Necessidade Educativas Especiais.
É Especialista em Psicologia da Educação e tem Especialidades Avançadas em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira, e em Necessidades Educativas Especiais.


Candidato a Vogal: Nuno Manuel de Castro Medeiros
Psicólogo, com Especialidade em Psicologia da Educação, Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária, exerce atualmente funções no Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Paredes.
Anteriormente, exerceu funções na Universidade Católica, no Programa Escolhas, no Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião e na Escola Básica das Matas, V.N. de Gaia.
No âmbito da OPP assumiu funções como membro da Comissão Técnica de Admissão das Especialidades de Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, exercendo atualmente funções na Comissão de Estágios da OPP.
Candidata a Suplente: Carla Lança
Licenciada em Psicologia (1998), pela FPCEUC. Especialista em Psicologia da Educação, com especialidade avançada em Intervenção Precoce e em Necessidades Educativas Especiais. Mestranda em Educação Especial, Domínio da Intervenção Precoce na Infância, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IP de Portalegre.
Exerce funções na ANIP - Associação Nacional de Intervenção Precoce, desde 2011, onde é responsável pela coordenação de uma equipa local de Intervenção Precoce e assume funções como coordenadora técnico-científica no centro de formação da ANIP.
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, exercendo funções de formadora e docente nos domínios da deficiência intelectual, gestão comportamental e Intervenção Precoce na Infância.
Participou no Projeto Im2: "Intervir Mais, Intervir Melhor", co-financiado pelo programa Cidadania Ativa, Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).
Projecto de Investigação-ação, enquanto co-autora do livro Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: um Guia para Profissionais (2016).


Candidato a Suplente: Júlio França
Licenciado em Psicologia e Saúde e Mestre em Intervenção Psicológica Educação e Desenvolvimento Humano pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
É Psicólogo Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Exerce há mais de vinte anos no âmbito da Psicologia da Educação e da Psicologia da Saúde e atualmente é Psicólogo numa escola secundária de Vila Nova de Gaia.