top of page
  • YouTube

Conselho de Especialidade de Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações

Manifesto de Candidatura

Download em PDF

A Psicologia é uma ciência com uma aplicação abrangente e as especialidades são um estruturante fundamental na afirmação da profissão.


O Conselho de Especialidade em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações congrega exercícios diversificados da prática da Psicologia em sectores fundamentais da atividade humana.


Na área social e comunitária, a Psicologia procura intervir na comunidade para promover o bem-estar, a saúde e o ajustamento nos seus membros e o melhor funcionamento enquanto grupo ou comunidade. Através da intervenção organizacional ou inserido em projectos, são vários os domínios de intervenção neste âmbito tais como: a realização de diagnóstico, avaliação das necessidades e dos recursos existentes, o planeamento e a implementação da intervenção propriamente dita, aplicando conhecimentos e competências da área da Psicologia Social e a intervenção psicossocial junto de indivíduos, grupos, famílias e organizações pertencentes a uma determinada comunidade, a gestão de projectos e a intervenção em rede e de âmbito multidisciplinar. 


Na área do trabalho e das Organizações, a Psicologia tem assumido um papel fundamental em domínios essenciais como o da gestão de pessoas, selecção e desenvolvimento de talento, sistemas de avaliação e monitorização dos desempenhos organizacionais, formação e treino de competências, coaching de executivos, líderes e de equipas.


Mais recentemente, a prevenção de riscos psicossociais e a promoção de locais de trabalho saudáveis têm-se afigurado, igualmente, como elementos-chave do papel multimodal dos psicólogos em contexto organizacional e do inequívoco valor aportado pelas suas intervenções.


Perante as enormes transformações que estão a ocorrer nos contextos de trabalho e que irão continuar a verificar-se nos próximos anos, o papel dos Psicólogos assumirá cada vez mais uma relevância estratégica no desenho das Organizações, do trabalho e de políticas e práticas crescentemente mais inclusivas, híbridas e flexíveis. 


Em linha com a visão e os objectivos da Lista B Mobilizar os Psicólogos, a equipa candidata a este Conselho pretende que força e proximidade sejam o mote da nossa actuação consubstanciada nas seguintes linhas de acção:

 

  • Reforçar a identidade profissional dos Psicólogos e a importância das especialidades avançadas para um exercício diferenciador da profissão.


  • Promover junto dos Psicólogos Organizacionais uma ligação mais efectiva à OPP por via da identificação mais sistemática das suas expectativas e necessidades.


  • Promover junto das Organizações a mais-valia da intervenção dos Psicólogos, o papel diferenciador das suas intervenções com especial destaque para os domínios mais recentes do coaching psicológico e da psicologia da saúde ocupacional.


  • Estimular a proximidade e participação dos Psicólogos desta especialidade, de modo a identificar necessidades, desafios emergentes e distinguindo âmbitos e contextos de actuação;


  • Promover e apoiar atividades de desenvolvimento profissional designadamente intervisão e supervisão, eventos científicos e formativos e disseminação de boas práticas;


  • Contribuir para novas reflexões acerca das especialidades gerais e avançadas existentes, competências centrais e específicas associadas, respectivos processos de candidatura e critérios.•


  • Contribuir para o esclarecimento do âmbito de actuação do papel do Psicólogo nas diversas áreas e especialidades avançadas da Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações


  • Fazer um balanço dos procedimentos de creditação das especialidades avançadas, 

  • Fomentar a ligação com associações científicas e entidades em que estão inseridos profissionais no âmbito da Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, bem como das suas áreas de especialização avançada.

bottom of page