Conselho de Especialidade
de Psicologia Clínica e da Saúde
Manifesto de Candidatura
Download em PDF
As especialidades constituem-se como um fundamento da organização da nossa profissão. Estas serão as segundas eleições para os Conselhos de Especialidade da OPP, sendo que o primeiro mandato que agora termina, brilhantemente conduzido pelo David Neto, teve que colocar o foco na construção e organização de todo este processo, independentemente de muito mais ter sido feito. Os desafios que se colocam agora a esta equipa são por isso diversos e poderão aproveitar todo o trabalho desenvolvido até agora.
As especialidades na psicologia, em geral, e esta de Psicologia Clínica e da Saúde em particular, são marcos de reconhecimento interno e externo da nossa profissão, motivadores daquilo que todos consideramos central na nossa profissão: aprofundar a qualificação das nossas práticas. Apenas deste modo a Psicologia poderá continuar a trilhar este caminho de valorização na nossa sociedade. E será, objetivamente este o grande objetivo desta equipa de psicólogos.
Procuramos juntar um grupo de profissionais, de áreas distintas, com grande experiência no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, mas também motivados pela reflexão sobre os objetivos, desafios e dificuldades do nosso exercício profissional.
Conhecemos, e iremos procurar saber mais, as dificuldades que os psicólogos enfrentam nos seus diversos contextos profissionais. E se defendemos que apenas a qualidade do nosso trabalho poderá ser decisiva para promover a valorização do psicólogo, sabemos também que a comunicação sobre aquilo que é a intervenção psicológica nas suas múltiplas vertentes é também central neste processo.
Os grandes objetivos desta equipa serão, então, ancorados à volta destes dois pontos centrais: contribuir na construção de orientações para a prática e comunicar sobre a natureza da Intervenção psicológica, os seus objetivos e particularidades, para que, cada vez mais, a sociedade saiba, reconheça e valorize a importância da nossa profissão para o bem individual e, deste modo, para o bem comum.
O propósito genérico da lista B – Mobilizar os Psicólogos é o de desenvolver um programa partilhado, solicitando contributos de todos os membros para o programa da OPP. A lista candidata ao Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde junta-se ao mesmo objetivo. Lançamos em seguida algumas ideias chave que nos movem, mas acolheremos os contributos que, esperamos, possam, entretanto, surgir. A ordem em que são apresentados estes temas genéricos não deve ser interpretada como tendo uma hierarquia de prioridade ou relevância.
1. Promover e sedimentar o modelo de organização e funcionamento da Psicologia Clínica e da Saúde baseado no princípio da autonomia científica, técnica e funcional.
2. Refletir e desenvolver a intervenção psicológica à distância, definitivamente uma área de enorme desenvolvimento.
3. Compreender e integrar o papel das novas tecnologias ao nível da formação e intervenção psicológicas.
4. Promover o acesso real à supervisão, contribuindo para a sua generalização para lá do Ano Profissional Júnior.
5. Promover o autocuidado dos psicólogos.
6. Contribuir para o estabelecimento da Intervisão como forma de reforço da qualidade e identidade profissionais.
7. Valorizar e comunicar o papel do psicólogo nas diversas áreas e especialidades avançadas da Psicologia Clínica e da Saúde.
8. Definir e desenvolver novas áreas de atuação do psicólogo, resultantes da contínua evolução societal.
9. Fazer um balanço dos procedimentos de creditação das especialidades avançadas.
10. Reforçar as ações dirigidas à divulgação das especialidades junto dos membros e público em geral.
11. Desenvolver redes de cooperação com associações/sociedades científicas e entidades idóneas afins que congregam profissionais no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, bem como das suas áreas de especialização avançada.