top of page
  • YouTube

Delegação Regional Sul

Manifesto de Candidatura

Download em PDF

Vivemos tempos desafiantes. Tempos que nos obrigaram a adaptar a uma nova realidade. Mas, tempos também em que a Psicologia foi reconhecida, em Portugal, como uma das 10 profissões procuradas em tempos de pandemia. Provavelmente nunca se comunicou e sentiu tanto a necessidade da nossa intervenção e se valorizou tanto o nosso contributo nos mais variados contextos. São inegáveis os avanços que se fizeram sentir nos últimos anos. Não só no reconhecimento, mas também no número de psicólogos em exercício e do valoroso contributo que têm prestado à sociedade.


A Delegação Regional Sul integra próximo de metade dos psicólogos do país, com uma dispersão geográfica que vai dos distritos de Lisboa a Faro. Estar em contacto próximo com os colegas e conhecer os seus contextos de trabalho foi, desde o início do presente mandato, um desafio e uma prioridade.


Em 4 anos estivemos presentes em 35 concelhos dos 5 distritos, num total de 243 iniciativas, das quais destacamos algumas delas. Realizámos 13 Trilhos da Psicologia, visitámos 59 locais de trabalho e reunimos com 23 grupos de colegas. Não esperámos que os Psicólogos se deslocassem até à casa de todos nós! Fomos nós proactivamente ter com eles! Porque estamos conscientes que conhecer a realidade no terreno é fundamental para promover oportunidades de empregabilidade e de melhoria do acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelos Psicólogos, assim como representar melhor a nossa profissão junto dos órgãos competentes.


Maioritariamente fora do distrito de Lisboa dinamizámos 15 Fóruns Temáticos, promovemos 31 Workshops Regionais em 8 temáticas distintas, 2 Encontros Regionais, um Seminário e 20 Academias OPP em ligação com as Universidades. Porque sabemos, do conhecimento que temos do terreno, que a melhoria das práticas e o desenvolvimento profissional contínuo são das principais preocupações dos Psicólogos no seu dia a dia e que é preciso combater as assimetrias regionais ao seu acesso.


Valorizámos ainda as boas práticas na região Sul e promovemos a sua divulgação, mediante a entrega de 13 Prémios e 8 menções honrosas a Psicólogos, em momentos distintos da sua carreira – Prémio Boas Práticas em Psicologia, Carreira, Ano Profissional Júnior Sul e posters nos Encontros. Proporcionámos a possibilidade de concretizar boas ideias através de orçamentos participativos e promovemos a itinerância de 2 exposições (emoções e memória) destinadas a fomentar a literacia em saúde psicológica e que alcançaram um público-alvo de mais de 10 000 pessoas.


Os relatórios de atividades e contas, que são públicos e se encontram disponíveis online, atestam a nossa capacidade de concretização e transparência. Cientes das provas dadas do que somos capazes, mas também com a humildade necessária, porque o caminho se constrói com todos os Psicólogos, apresentamos a nossa candidatura integrada na lista B – Mobilizar os Psicólogos. 


Somos uma equipa renovada, constituída por elementos provenientes de diversos pontos da região Sul, que alia a experiência e maturidade à jovialidade, abertura e proatividade, responsabilidade e espírito de missão. Acreditamos por tudo isto sermos merecedores do vosso voto de confiança.


Alguns exemplos de medidas que temos contempladas são:


- Trilhos da Psicologia, de âmbito local/concelhio ou temáticas tendo em conta alguns desafios societais (saúde e bem-estar, demografia e envelhecimento, educação, justiça e equidade e pobreza e inclusão), nos quais se incluem visitas a instituições onde haja intervenção psicológica ou não existindo no sentido de a promover, assim como reuniões com colegas fora dos seus locais de trabalho;


- Jornadas Distritais, com mostra de práticas de intervenção psicológica e atribuição de prémio de Boas Práticas Distrital, com vista a promover e valorizar o trabalho que vai sendo desenvolvido localmente pelos Psicólogos;


- Workshops Regionais práticos e introdutórios, de curta duração, com temáticas muito específicas e Fóruns Temáticos promotores da partilha de boas práticas e constrangimentos à intervenção em áreas distintas da Psicologia e que sirvam de mote para a valorização profissional e criação de redes de intervisão temáticas e/ou locais;


- Atribuição de Prémios – Boas Práticas em Psicologia, Carreira e Ano Profissional Júnior Sul, no sentido de manter a valorização e divulgação do contributo da Psicologia e dos Psicólogos da região Sul para a sociedade;


- Articulação com Municípios e outras entidades concelhias, visando promover localmente a literacia em saúde psicológica e divulgar iniciativas da OPP, aproveitando a rede de contactos já estabelecida com muitos deles durante o ainda presente mandato.

bottom of page