Delegação Regional Norte
Manifesto de Candidatura
Download em PDF
O mundo, o nosso país e a região norte enfrentam hoje desafios de grande complexidade, pautados por incerteza e volatilidade. Muitos destes desafios, quase intemporais, acompanham-nos há muitos anos. Outros, vieram recentemente impactar a nossa realidade.
Acreditamos que a Psicologia, enquanto ciência, quer pela sua abrangência e profundidade, quer pela sua eficácia e potencial de transformação do comportamento, é uma parte fundamental na construção de soluções para muitos dos desafios que a nossa sociedade atualmente enfrenta.
Para que os/as psicólogos/as possam, cada vez mais, ser parte integrante desta resposta aos desafios da nossa sociedade, precisamos de uma estrutura capaz de comunicar eficientemente, influenciar competentemente e projetar amplamente o valor que acrescentamos nas várias dimensões do nosso saber, desde a saúde à justiça, da educação à inclusão, da paz ao bem-estar da população, entre tantos outros relevantes temas.
Esta é a crença inabalável no potencial da Psicologia e dos/as Psicólogos/as que nos mobiliza enquanto equipa, aliada a um elevado sentido de dever e responsabilidade que nos mune de uma incansável determinação pela afirmação e valorização da nossa profissão e de todos/as os/as Psicólogos/as.
Nos últimos 4 anos, foram percorridos mais de 25 000 km por toda a zona norte.
Milhares de quilómetros em distância, e milhares de horas no tempo, aprendendo, refletindo e lutando por mais e melhores condições para os/as Psicólogos/as. Tantos quilómetros e tanta proximidade. É neste cruzamento entre experiência e maturidade, mudança e continuidade, energia e responsabilidade, que foi construída a nossa equipa: constituída por psicólogos/as, mulheres e homens, de um amplo espectro de áreas do saber, de diferentes zonas da Região Norte, com diferentes perspetivas e experiências, mas todos/as unidos/as por uma só missão e uma só identidade.
Somos uma equipa cuja missão e forma de atuação assenta nos pilares da proximidade, honestidade, transparência e proatividade. Uma proximidade disponível para escutar as necessidades e dificuldades dos/as psicólogos/as e de as integrar num plano de ação. Uma transparência onde os processos e a gestão da Delegação são acessíveis a todos/as no geral e a cada um/a em particular.
Uma honestidade enraizada não só na transparência das nossas ações, mas também na humildade da nossa forma de estar e de assumir o que fazemos. Uma proatividade na construção de novas pontes e soluções, que promova união, reduza assimetrias e que encurte a distância entre o que a nossa realidade é, e o que poderá ser.
Porque estas são as nossas crenças, valores e princípios orientadores, queremos mobilizar os/as psicólogos/as para esta missão, pela Psicologia, pelos/as Psicólogos/s, e por todos/as aqueles/as que através da nossa profissão servimos.
Exemplos de Medidas:
- Prosseguir uma política de abertura aos seus membros e de promoção do envolvimento dos/as Psicólogos/as com a própria Ordem, bem como reforçar e aprofundar o Dia DRN-OPP em todos os distritos da Região Norte;
- Prosseguir e reforçar uma política de organização e disponibilização de formação aos membros da Região Norte, adequadas às especificidades dos diversos contextos e às necessidades das/os Psicólogas/os da Região;
- Reforçar o papel fulcral da Psicologia e dos/as Psicólogos/as no seu papel activo na promoção de direitos de crianças e jovens em perigo que estejam em meio natural de vida ou em acolhimento residencial/família e na luta pela igualdade de género, contra a violência no namoro ou violência conjugal.
- Contribuir para a promoção da inclusão social e luta contra a pobreza através de acções relacionadas com conflitos interculturais, inter-étnicos e interpessoais, bem como com a problemática da deficiência.
- Implementar programas de envelhecimento activo e saudável, articulando com o poder autárquico e instituições de referência, a fim de mobilizar esforços para potenciar os benefícios do envelhecimento, bem como promover o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida.
Por uma Ordem Próxima,
Por uma Ordem Forte,
Por uma Ordem com Norte.